terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Respeito é bom, eu gosto, mas cadê?



Já cantava um dos grupos brasileiros que mais levantam a bandeira do respeito e da liberdade, O Teatro Mágico: "todo sujeito é livre para conjugar o verbo que quiser!"
Pois bem, seja branco, negro, alto, baixo, com ou sem deficiência, homossexual, heterossexual, católico, evangélico, espírita, enfim, temos o dever de agirmos respeitosamente com quem quer que seja, independente de qualquer rótulo que a sociedade cole na testa de cada um, mas como assim a sociedade? A sociedade não somos nós? Um professor meu uma vez falou no meio de uma brincadeira " é incrível como AS PESSOAS nunca somos nós", e esta frase é uma das coisas mais certas que já me disseram. Acho que maior erro de quando se está educando uma criança, ensinando-a o que é respeito, é dizer " respeite os mais velho", certo, mas e as crianças da sua idade? O mais sensato seria ir plantando a sementinha de igualdade na cabecinha da criança e dizer "Filho, respeite o próximo, respeite seu semelhante", é justamente isso que esquecemos quando lidamos com as pessoas, esquecemos que são nossos semelhantes.
Há quem encha a boca, quando é desrespeitado, e diz: "Respeito é bom e eu gosto!" Todos nós gostamos, ninguém gosta de ser desrespeitado, mas antes de cobrar do próximo acho que seria melhor fazer um balanço das ações que praticamos ou deixamos de praticar com o próximo. Não estou falando de ações que iriam trazer a paz mundial, ou levar o Brasil ao status de 1º mundo, mas melhoraria o ambiente no qual você vive, melhoraria seu relacionamento com as pessoas. Esqueça por um segundo o seu umbigo, ponha-se no lugar do outro ao menos uma vez, uma vezinha só que não vai tirar pedaço, mas vai doer quando você perceber o quanto estava sendo egoísta com aquela pessoa que é considerada "menor" porque não se encaixa nos padrões de um sociedade digna do século XIX, sim, é século XIX mesmo.
Outro equívoco é dizer que respeito e tolerância são paralelos. Tolerância é uma palavra tão carregada de referências negativas, de imposições, de aceitação obrigatória. Ninguém é obrigado a aceitar ninguém, de conviver com ninguém, de se relacionar com ninguém, mas o dever de respeitar quem quer que seja. Não tolere, respeite. Tolerar é mais um modo de rotular superioridades, é mais um sinônimo para 'pena'. Acredite, acabamos aprendendo com as diferenças, e aprendemos mais ainda quando não damos mais importância a elas, quando olhamos para outra pessoa e enxergamos alguém que não precisa mudar para ser seu amigo (a), namorado (a), ou qualquer coisa parecida, quando percebemos que quem estava sendo inferior éramos nós! Respeitar é querer harmonizar-se com o mundo, é mudar de censura para bom senso. Não é questão de cabeça, modernidade ou liberdade, respeitar é questão de sensibilidade, de bons sentimentos, de enxergar as pessoas através de sorrisos, é ter consciência que a única coisa que difere você do outro é o pensamento.
Voltando a frase do meu professor, acabou que eu vi uma frase e vai de encontro a dita anteriormente, vendo o Dvd ao vivo de Marcelo Camelo, eu detalhista como sou, percebi, não me lembro onde nem em qual música aparece,uma plaquinha que aparece, um verso que resume todo essa minha tentativa de discurso: “As pessoas somos nós
Respeite-se, respeite, não respeite para ser respeitado, respeite para saber respeitar, para aprender que ninguém é diferente de você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário