quarta-feira, 2 de março de 2011

Sala de desespero


Quem foi o gênio que inventou esta lindeza que chamam de sala de espera? Onde este ser humano estava com a cabeça? Se não o mais, é um dos ambientes mais constrangedores que você transita, mas com muitas graças pouco frequentamos-a, viu, né, mais um motivo para cuidar da saúde. E não é só a de consultório médico que causa esse terror, é todo e qualquer lugar, seja ele pequeno ou não, que se pode chamar de "Sala de espera".


Todas, todas, sem exceções cultivam um comportamento padrão referente às pessoas (forçadamente) inseridas nela. A primeira dificuldade nestes curtos momentos de convivência são as cadeiras disponíveis, na maioria da vezes são sofás estranhos em que os "braços" são enormes, mas os assentos são totalmente desproporcionais, e temos que achar uma posição quase que estátua para não invadirmos o espaço do coleguinha ao lado, isso quando se é educado e possui noção, porque por muitas vezes o indivíduo pensa que está no sofá de casa e só falta gritar "Sai da frente, menino, traz a cerveja, mulher", pois é, a tal da noção é um problema. Continuando, você fica naquela situação quase siamesa, e se tiver sorte a sala possuir ar condiconado tudo bem, mas caso contrário você começama construir uma linda parceria, "unidos suaremos", porque a primeira coisa quando vocês estão grudados e desconfortáveis é a transpiração descontrolada onde você tenta se afastar, mas é impossível para siemeses.


Outro aspecto grave são as revistas, ah as revistas! Responda-me o que vai acrescentar na sua linda vida ler a Marie Claire de 2005? Aliás, se fosse de 2011 não acrescentaria, mas tudo bem. Infelizmente é uma das únicas saídas, dai você pega uma, fica vendo as fotos, vê como milagrosamente o seio de alguma atriz aumentou 'naturalmente', quem casou e descasou em menos de 3 meses, e hoje está falido e com pensão para pagar, essas coisas bastante enriquecedoras congnitivamente. Ah sim, ainda tem as Tv's que sempr estão com uma imagem péssima, exibindo Ana M. Braga ou algum programa que transformam notícia catastrófica em Arcadismo "homem espatava admirando a noite entre as belas bananeira da sua casa, quando a barreira ao lado deslisou não mais que derepente" oi?


Às vezes ainda tem uma música ambiente que consegue ser pior que o ambiente. Alguém espirrando descontroladamente. Vontade de sair correndo quando alguém abre a porta. Pessoas que compram comida que não tem o aroma muita agradável e comem tranquilamente naquele cubículo, fazendo seu estômago dá voltas, pois você esetá morrendo de fome, mas não merecia sentir aquilo. E no caso das mulheres, a sala de espera de um consultório ginecológico, pois senta você e mais 5 grávidas, portanto, elas inferem que você seja a 6ª grávida da situação, e sempre faz aquela bela perguntinha "tão novinha, tá com quantos meses?" Ainda tem aqueles quadros estranhos na parede, que você não sabe onde se encaixa na (des)harmonia do ambiente.


E uma dúvida que tenho até hoje, por que, porquê, meu Deus, DOIS telefones para uma secretária só?! Certo, dois ouvidos, mas um ÚNICA boca, bicho! Aquele toquezinho agudo, enquanto ela atende um, o outro parece um recém nascido faminto, não para de fazer barulho! O engraçado é o interesse da criatura, o telefone descontrolado e ela nem ai, começa a dar uma angústia nas pessoa da sala, um olhando para o outro, com vontade de gritar "Desliga logo isso e atende o outro, infeliz!"


Entre esse importantíssimos itens na construção de um constrangimento conjunto, o maior está no "silêncio", aquela silêncio incômodo, você fica constrangido em espirrar, tem vergonha de tossir, se derrubar algo no chão tem medo que alguém se revolte contra você, se bater o pé no chão muito forte é logo exterminado por um 'rabo de olho', como diz minha mama. Quer ser o centro das atenções? Quebre o silêncio! Só quem o desonra é a famigerada da secretária com seus amáveis, DOIS, telefones e a porta. É mais indicado olhar para cima, mexer na unha, ver a hora descontroladamente de 2 em dois minutos, balançar a perna no pequeno espaço que tens, mas sem fazer barulho, não, não aconselho dormir, vai que você é dos que ronca, melhor não.


Mas eis que abrem a porta e é dita a palavrinha mágica: "Próximo"...E dentro de você surge um coro, uma beata dizendo: aleluia, Glória oa Pai, Amém, tudo que tem direito, ou baixa Freddie Mercury proclamando 'we are the champions'. E você vai todo pimpão como quem ganhou na loteria, é quase isso, sem revistas, secretária com DOIS telefones ou seu novo gêmeo siamês!Afinal, sala de 'espera' pode até ser, mas se analisarmos bem o que predomina, meu amigo, placas de "Sala de Desespero'' surgirão!

Um comentário:

  1. Ah! esse dom de ver esses pequeninos detalhes no cotidiano.rsrsrs
    viciei, quando dá..olho todo dia pra ver se tem post novo.

    bjO

    SucessO.(fica na paz)

    ResponderExcluir