quarta-feira, 25 de julho de 2012

O sal de Bernardo



E é assim que vai ser agora, seu moço?
Depois de encontrar o mar criarás tendência a viver submerso? Sufocado?
Bernardo? Ei, Bernardo? Cê tá bem? Cê tá vivo, é... De verdade?
Acho que engoliste água demais,
Acho que engoliste água salgada demais, bebeste vinho demais
E tuas lágrimas já têm gosto de coisa amarga, nem de sal, nem de vinho...
Tu, Bernardo, ficaste tu e o mar em um mesmo nível,
Foram-se marés e conchas machucando todo o corpo
Teu peito, olhos e água viva, era um só, queimava, tinha cheiro de pólvora

Não te tornas elefante, assim nunca te tornarás peixe
Peixe de água doce, peixe igual a pássaro, menino do banho de chuva 
Bernardo? Ei, Bernardo, lava teu peito, desmancha o sal,

Tira o vermelho dos olhos, faz as pazes com teu mar,
Faz as pazes com o amor e volta a ser maré baixa
Bernardo? Ei, Bernardo, acredita no teu bem,
Acredita no mar invadiu os olhos ao te ver afogar em sal,
Ao te ver sublimado em nada.


Com carinho, a Elilson Duarte.


Um comentário:

  1. Ai.........!
    puxa, Ágnes! Tuas palavras-carinho me tiraram do fundo desse mar, puxando meu corpo pelos pés, de cabeça pra baixo, levando-me àquele "grito aydar".
    Eu queria escolher as melhores palavras do mundo pra agradecer esse presente- um dos melhores e mais lindos da minha vida. Mereço, não![--->charminho]
    A forma como você retrata tudo isso... Minha nossa! Meu silêncio deve falar por mim. [...] que ele agradeça da melhor maneira. Esse carinho me escavaca a alma, tirando-me lágrimas e fazendo-me cócegas. Nessa inconstância elefante-peixe, quero voltar a ser amor!
    Quero ser esse "menino do banho de chuva", sim! A melhor coisa da noite é você resgatar esse "querer", nessa minha respiração de "bruta-flor". E no próximo "depois de tudo", quando eu não tiver mais "sublimado em nada" e chegar o novo mar, vou botar essa água salgada todinha pra fora, deixando apenas as duas bochechas cheias, pra você e mais alguém apertar as duas com as mãos e a gente brincar feito peixe-pássaro-amor na chuva. Obrigado, de alma para alma. Beijo na alma!
    De Bernardo-Elilson-menino-homem-peixe-elefante-mar. assim como você.

    ResponderExcluir