segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A grama do vizinho, nem sempre, é mais verde que a sua


Sabe aqueles ditados que passamos a vida ouvindo e, o pior, repetindo a cada situação que requer o automatismo da reprodução?! Pois bem... Em um momento, contrário a esse, questionei-me acerca de um desses ditados infames, o do vez foi, parafraseando,"a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa". Bem, acredito eu que seria extremamente cabível a réplica deste! Prometo que serei breve em minhas elucubrações! 

E quando vemos que a grama do vizinho não é tão verde assim? Que está seca? Esburacada? Sem trato algum? Momento em que achamos que temos quase que um jardim do Éden em nossas residências. Sim, a partir desse momento, a praga que afetou a grama do vizinho jamais afetará a nossa grama, afinal, o "problema" de outrem não nos diz respeito e de forma alguma nos afetará, são 'problemas' exclusivos, nossa grama é perfeita! 

A epopeia, novela mexicana, dramalhão japonês inicia quando percebemos que a praga que afetou a grama do vizinho também afetou a nossa. O sinais começam a aparecer, e os ignoramos! Um buraco aqui, um buraco lá... E a grama vai ficando mais seca, mas não admitimos que, de forma alguma, nossa grama tem problemas, que devemos agir da mesma forma, ou melhor, que agimos ao ajudar o vizinho a recuperar sua grama! Porque ajudamos, lemos sobre o "problema", damos números de telefones de jardineiros, de pessoas que trabalham com planta. Compreendemos o que aflige o vizinho, a grama do seu jardim, claro. 

Mas como estava dizendo, quando nossa grama seca é um Deus nos acuda. Não, é inadmissível  que isso aconteça em nossa própria casa. Como assim? Cuidamos tão bem de nossas plantas, do melhor adubo a evitar que estranhos pisassem em nossa grama. Demos do bom e do melhor! Não, alguém deve ter jogado uma erva daninha, só pode! E quando enfim aceitamos que a nossa grama também pode secar, ser devorada por formigas que surgem do nada, é bom que saibamos recuperar o que cultivamos, é bom que saibamos cuidar mais ainda do que já cuidávamos antes, agora com mais carinho, mais atenção, porque não  é que a grama do vizinho seja mais verde que a sua, é que a sua grama e a do vizinho, apesar de estarem em casas diferentes, continuam grama, independente do cuidado que sem tem com ela, continua grama. 

ps: eu prometo cuidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário